Em entrevista ao programa Tarde Nacional, Ana Laura Alcântara, terapeuta ocupacional do Hospital-Dia Adultos do Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), falou sobre o projeto que usa flores para ajudar na reabilitação de pacientes psiquiátricos.
Ana Laura diz que o projeto começou em 2021 com a ajuda do empresário Bruno Zani, que é diretor da Cenográphia Projetos de Festas e já doava para entidades como o Instituto Flor Gentil.
"Mas foi conversando com o professor Wagner Gattaz que ele teve essa ideia de vir para o nosso hospital psiquiátrico, aqui do IPq. Então, tem evento geralmente aos sábados. E no domingo, essas flores chegam aqui no Hospital-Dia onde a gente monta alguns arranjos. E a ideia é que tanto os pacientes do Hospital-Dia quanto os pacientes das enfermarias que estão internados desçam para montar esses arranjos. A gente enfeita todo o Instituto porque vem muita flor", conta ela.
Ainda segundo a terapeuta, há também uma ajuda de custo para aqueles que participam do projeto. E inclusive uma banca no local que comercializa essa flores, tanto para pacientes quanto para os familiares e pessoas que trabalham no hospital.
Quer saber mais? Ouça a entrevista completa no player acima.