Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médica orienta sobre casos de bronquiolite em crianças

Heloisa Ihle Giamberardino alerta para os cuidados para que a inflamação não se agrave

Tarde Nacional

No AR em 09/05/2022 - 16:02

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, a médica Heloisa Ihle Giamberardino, coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, orientou a respeito dos perigos envolvidos num quadro de bronquiolite, comum nessa época do ano. 

Ela alerta para o risco de um quadro de bronquiolite evolui para uma pneumonia. "Na verdade, isso é muito frequente: começar um quadro viral numa criança, até em um adulto", explica. 

Heloisa exclarece que tanto crianças muito pequenas, menores de dois anos, quanto idosos, estão mais suscetíveis a um agravamento. "São quadros que começam muitas vezes com uma tosse, como se fosse um resfriado comum, e é muito possível que venha uma bactéria se cole mais facilmente dentro da mucosa, justamente porque ela estará mais inflamada e com mais secreção."

Para crianças, ele orienta que os pais precisam ficar atentos ao sintomas. "Crianças menores de seis meses com qualquer quadro respiratório é um sinal vermelho, porque são crianças que quando elas manifestam algum sintoma já está mais avançado o quadro", alerta. "Para as menores de dois anos de idade, se elas estão apresentando cansaço, dificuldade respiratória, tosse são sinais de alerta e elas precisam ser levadas a um pronto atendimento pediátrico."

Ouça a entrevista completa no player acima. 

 

 

Criado em 09/05/2022 - 17:08

Mais do programa