No Dia Nacional do Teste do Pezinho, o Tarde Nacional conversou com a secretaria e consultora da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Eliane Santos, sobre o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Com o exame, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é possível detectar uma série de doenças ainda na fase inicial do bebê.
Eliane Santos destacou a importância do recém-nascido fazer o teste do pezinho logo ao nascer e outros exames também como o da orelhinha.
"A gente tem duas modalidades hoje no Brasil: uma coleta feita na Alta Hospitalar, na maternidade. E outra, realizada na Atenção Primária, nos outros municípios. O padrão brasileiro é em Atenção Primária, exceto Brasília, São Paulo e Paraná. Alguns estados fazem de forma mista. Então, esse exame é enviado para o laboratório de referência, e uma vez detectado alguma alteração, essa criança é reconvocada para fazer provas de confirmação diagnóstica. E confirmado a patologia inicia-se o tratamento com uma equipe multidisciplinar"
Segundo ela, a doença quando não tratada pode levar a criança a óbito ou levar esta a sérios problemas de saúde ao longo da vida.
Leia também: Dia Nacional do Teste do Pezinho destaca benefícios do exame
Ouça mais no player acima.