Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médica oftalmologista explica o que é herpes ocular

A doutora Fabiola Carvalho explica que a doença pode ser causada por dois tipos de vírus

No AR em 20/06/2022 - 17:46

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, a médica do setor de córnea do CBV Hospital de Olhos, Fabíola Gavioli Marazato Carvalho, esclareceu o que é e como se manifesta o herpes ocular.

Segundo ela, o herpes ocular pode ser causado por dois tipos de vírus. "O herpes simples, que é o mesmo que dá nos lábios, que é bem comum na face, ele pode dar tanto nas pálpebras quanto na córnea, dentro do olho mesmo", explica. "Esse vírus está associado a momento de baixa de imunidade".

O outro tipo, conta a médica, é o herpes zóster. "É o vírus da catapora, que a gente teve lá na infância. Ele sim fica dormente esse tempo e geralmente vai se manifestar nos idosos", conta. "Esse já é um vírus que tem mais lesões na face, pode também ter lesões dentro dos olhos. Ele é um pouco mais sério até pela idade que ele costuma acomenter as pessoas."

Fabíola revela que para o herpes zóster existe vacina. "É uma vacina que já foi desenvolvida para pessoas acima de 60 anos, mas já está liberada para acima de 50 anos".

Ouça a entrevista completa no player acima. 

 

Criado em 20/06/2022 - 17:54