Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre qualificação e empreendedorismo

De olho nas oportunidades, entrevistados dão dicas de como seguir estudando

Tarde Nacional

No AR em 30/06/2022 - 15:28

O Tarde Nacional conversou nesta quinta-feira (30) sobre qualificação no mercado de trabalho. Faltam vagas ou as pessoas não estão devidamente se preparando? Seja em cursos livres (também chamados de rápidos), seja em cursos profissionalizantes. Para esse papo, o programa trouxe a empreendedora Lahyanne Santos que buscou qualificação e, com isso, conseguiu crescer em sua área. E também o especialista em mercado de trabalho, professor Elias Lacerda.

"Os cursos técnicos tem retorno imediato. E os mais cotados hoje, com duração de até 2 anos, são de: segurança do trabalho, logística, contabilidade, administração e RH. Hoje, o mercado está procurando profissionais com esses cursos. Então, a formação é estudar mesmo e aprender a gostar de estudar”, aponta ele.

Com 42 especializações na área, Lahyanne Santos que é empresária, graduada em Economia e Estética, conta mais sua trajetória. 

"Tem que ir atrás do que quer mesmo e não ficar esperando a oportunidade. Crescer é estudar. As pessoas sonham, querem, mas esperam muito a ação do outro", afirma ela, sobre a necessidade desse olhar mais empreendedor. 

Segundo ela, as pessoas adiam muito por não ter educação financeira. "Por isso ficamos inseguros. Não podemos nos basear na história de ninguém".

Outro ponto que Lahyanne destaca é que a gente cresce sendo ensinado a ser empregado de alguém, a passar num concurso público bom. "A gente não aprende a ser líder nem a administrar uma empresa", finaliza. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Criado em 30/06/2022 - 16:44

Mais do programa