Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Veterinário alerta sobre a importância da vacinação contra a raiva

Saiba como identificar os sintomas e se prevenir

Tarde Nacional

No AR em 16/06/2022 - 15:30

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, Victor Vasconcelos Carnaúba Lima, mestre e especialista em Defesa Sanitária e Inspeção de Alimentos de Origem Animal falou sobre a importância da vacinação contra a raiva.

Segundo ele, que é também coordenador e docente do curso de Veterinária do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), o Brasil já era há anos referência nas campanhas de prevenção mas, infelizmente, é uma doença que ainda existe entre nós. 

“Apesar de aqui no DF, o último caso de raiva humana ter acontecido somente em 1978. Nós tivemos um caso de raiva canina em 2000 e um caso de raiva felina, em gatos, em 2001. Apesar dos casos não serem tão frequentes, essa é uma doença extremamente fatal. E é por isso que a gente foca na importância da vacinação contra a raiva", alerta ele, diante das campanhas anuais feitas pelo governo. 

Na entrevista, Victor Lima explicou mais como identificar os sintomas. Como quando o animal costuma salivar demais com a boca aberta ou quando ele fica mais agressivo.

"É importante chamar a atençao. Em abril, nós tivemos 3 casos de raiva humana no interior de MG onde houve a morte de 2 adolescentes e 1 criança. E recentemente tivemos casos de raiva bovina em SC".

Quer saber mais? Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Criado em 16/06/2022 - 16:20

Mais do programa