Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nova vacina evita crises de herpes zóster

Infectologista tira dúvidas sobre o imunizante e a doença causada pelo vírus da catapora

No AR em 30/08/2022 - 17:12

Em entrevista ao programa Tarde Nacional David Urbaez, infectologista do Exame Medicina Diagnóstica, falou sobre a nova vacina contra herpes zóster que protege os adultos com duas doses. A doença é uma manifestação tardia do mesmo vírus causador da catapora.

"De uma maneira geral, todos os vírus herpes tem essa característica: uma vez que entram eles ficam morando conosco", esclarece. "E vira e mexe entra em atividade ou não, a depender de um conjunto de situações". 

Quando ele entra nos primeiros anos de vida se manifesta como catapora, explica o médico. "Isso se resolve e passa a uma fase de latência."

David explica que a prevenção contra o vírus acontece pela vacina. Até este ano, afirma o médico, o imunizante tinha uma "eficácia relativa, porque ela não evita propriamente o episódio de herpes zóster, mas tem muita importância na sequela". 

"Agora nós temos desde junho uma nova vacina, com duas doses, cuja principal vantagem tem um impacto muito grande no próprio aparecimento do herpes zóster."

 

Ouça a entrevista completa no player

 

 

Criado em 30/08/2022 - 17:35