Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nutricionista comenta riscos do consumo de alimentos ultraprocessados

Diogo Cirico ensina a identificar aqueles mais danosos à saúde e os que não apresentam tantos malefícios

No AR em 05/09/2022 - 16:56

Em entrevista ao programa Tarde Nacional o nutricionista Diogo Cirico esclareceu sobre os riscos envolvidos no consumo exagerado de alimentos ultraprocessados.

"Quando a gente fala de processamento do alimento, a gente não fala de algo que retire o valor nutricional do alimento", explica. Segundo ele, a depender do caso o processamento industrial pode até melhorar a eficiência ou o fornecimento de nutrientes. "O problema é que a grande maioria dos processos tecnológicos acaba reduzindo o valor nutricional dos produtos."

Ele exemplifica com o trigo, que in natura é plenamente saudável, porém, quando processado e transformado em farinha, as fibras, os minerais e as vitaminas que naturalmente estariam lá são retirados. Por outro lado, pondera, a sardinha e o atum mantém o valor nutricional mesmo após processado. 

"O problema da mortadela, no caso, está no fato de ele receber um ingrediente que é chamado de nitrato", alerta, enfatizando que isso acontece com os embutidas de uma forma geral. "Em nosso organismo eles podem desencadear, ou aumentar, a incidência de alguns tipos de câncer."

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Diogo Cirico, nutricionista

Criado em 05/09/2022 - 18:15