Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Setembro exige cuidado redobrado com escorpiões

Veterinário dá dicas de prevenção e alerta para a gravidade dos acidentes, que podem levar a óbito

No AR em 12/09/2022 - 16:23

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, o veterinário Geraldo Vieira Andrade Filho falou sobre os cuidados com os escorpiões. Afinal, agosto e setembro costumam ser os meses de maior incidência de casos entre a população. 

Segundo ele, o Brasil tem anualmente muitos acidentes com escorpiões. "São pelo menos três espécies que são mais envolvidas nesses acidentes por escorpião. Duas ocorrem mais para o sul, sudeste e outra mais na região nordeste. Mas ao todo, temos quase 83 espécies. Algumas são mais venenosas e outras menos venenosas".

Sobre os locais onde ele pode se alojar, Geraldo Vieira explica que esses escorpiões vivem, geralmente, escondidos em caixas de gordura, terrenos baldios (com mata grande, por exemplo), aonde há maior oferta de alimento.

"Não existe um veneno específico que mate o escorpião. Qualquer veneno aplicado em cima dele, ele morre. Mas ele pode passar até 1 ano sem beber água e comer."

O médico alertou ainda para que as pessoas sacudam roupas e sapatos guardados ou até pendurados. E caso, você seja picado é preciso ir imediatamente ao médico mais próximo para não vir a óbito.

Entre os cuidados, o especialista cita:

"Manter a casa livre de baratas e grilos, manter o quintal limpo, fechar os ralos, evitar acúmulo de telhas, tijolos e madeiras, vedar as frestas de portas e janelas."

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 12/09/2022 - 16:54