Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você já ouviu falar na Geração Canguru?

Morando na casa dos pais, jovens de 25 e 34 anos tem tido a independência emocional e financeira cada vez mais tardia

Tarde Nacional

No AR em 16/01/2023 - 14:30

Você já ouviu falar na geração canguru? É aquele grupo entre 25 e 34 anos - e até mais - que ainda moram na casa dos pais. Mas por que a independência tão sonhada por uns tem sido cada vez mais postergada por outros?

Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com a psicóloga Adriana Garcia que avaliou a questão também como cultural. 

"Tem acontecido muito. De adultos que chegam aqui no consultório, já finalizaram a faculdade, não conseguem trabalhar ou muita das vezes não querem. Continuam mantendo a vida mais cômoda em casa, ao invés de encarar a vida real. Além de fuga, é também uma questão de superproteção e cultural. Nos EUA, por exemplo, é bem diferente."

A entrevistada cita ainda a dinâmica da violência, por exemplo, para essa maior insegurança entre os pais. O que acaba aumentando a superproteção. 

"Então, ao invés, de deixarmos os filhos andarem de ônibus a partir de uma idade. Muitos pais não deixam ou deixam já na vida adulta. E outras questões que vem ocorrendo. Por exemplo, antes nós começavamos a trabalhar antes de entrar na faculdade. Não escolhíamos a questão do emprego, íamos trabalhar e fazer o nosso próprio processo. Hoje os pais se guiam muito pela questão da faculdade. Só que se esquecem de outros processos importantes para o filho aprender a viver e ter mais resiliência."

Ouça mais no player acima. 

Criado em 16/01/2023 - 15:04

Mais do programa