Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogada tira dúvidas sobre união estável

Casais tem direito à pensão por morte desde que comprovado o vínculo

No AR em 01/02/2023 - 17:46

O Tarde Nacional conversou com a advogada Cátia Vita a respeito dos direitos de pessoas em união estável. Ela explicou como funciona o direito a pensão por morte em caso de falecimento de um dos parceiros da união. "A união estável é equivalente ao casamento, só que ela não tem o mesmo tratamento que o casamento", afirma.

A diferença, nesse caso, não está no direito, mas na necessidade de comprovar o vínculo, na ausência de uma certidão de casamento. "Por conta das fraudes que acontecem, a companheiro e o companheiro tem que se preparar para esse momento", orienta. "Por exemplo, o que a gente pode comprovar no INSS: conta de luz no meu nome, conta de luz no nome do meu marido."

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 01/02/2023 - 17:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.