No Dia Nacional do Escritor, celebrado nesta terça-feira (25), o Tarde Nacional foi saber como anda a literatura no Brasil e no mundo. Será que as pessoas estão lendo mais? Ou há muitas pessoas vocacionadas para a profissão de escritor?
Sobre esse assunto, Fátima Santos bateu um papo com Carolina Gonzalez, professora dos cursos de Letras e Pedagogia na Universidade Católica de Brasília (UCB) e colaboradora no Núcleo de Estudos em Linguagem e Sociedade da Universidade de Brasília (UnB).
Segundo ela, temos muito o que comemorar pela data sim. "Embora exista um senso comum de que lemos pouco ou de que estamos num país de pessoas ainda muito iletradas. Eu penso o contrário, se pensarmos o conceito de letramento social, como uma prática social ampla, nós hoje lemos muito e dependemos muito das redes sociais. Então, percebo que as pessoas fazem muita leitura e tem acesso cada vez mais a informação."
Na entrevista, Carolina falou também sobre o mercado editorial e os novos talentos que surgem a cada dia, principalmente pela popularização da temática nas redes sociais.
Ouça a entrevista completa no player acima.