Psicopatia é uma doença psiquiátrica, um transtorno de personalidade. Ao contrário de pessoas com outras doenças psiquiátricas como pânico ou depressão, o psicopata vai carregar esse transtorno para o resto de sua vida, sem chance de cura ou reabilitação.
Segundo o professor de Psiquiatria da Universidade de Brasília (UnB), Raphael Boechat, o psicopata prefere criar suas próprias leis, desprezando as normas da sociedade. Ao programa Tarde Nacional desta segunda-feira (15), Boechat ressaltou que nem todo psicopata é assassino e citou exemplos de políticos e administradores que roubam sem parar e não acham que estão errados.
O que todos tem em comum, de acordo com o professor, é que não são capazes de se arrepender. Ele lembrou o caso do Bandido da Luz Vermelha, que aterrorizou o Brasil na década de 60 e, após anos de prisão, voltou a matar quando em liberdade. Boechat também comentou os casos recentes de assassinatos em série no Brasil.
Mas será que o cérebro de um psicopata é exatamente igual ao de uma pessoa mentalmente saudável? Acompanhe a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.