Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil terá previsão de raios com antecedência de 24 horas

Serviço inédito prestado pelo INPE poderá ajudar a prevenir cerca de

O Tarde Nacional desta terça-feira (8) falou de um serviço inédito que estará disponível à população em meados de dezembro deste ano: a previsão de raios com antecedência de 24 horas. O serviço é fruto de 5 anos de pesquisas do  Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

Quem explicou como vai ser feita essa previsão foi o Coordenador ELAT, Osmar Pinto Júnior. Segundo ele, ao acessar as informações disponíveis no site do INPE, o cidadão vai saber quais localidades estarão suscetíveis aos raios, com uma margem de erro de 20 quilômetros. O índice de acerto se equipara ao da previsão do tempo.

 

O coordenador acredita que as informações podem ajudar a evitar mais de 80% dos acidentes com raios. Mas, para isso, a população deve se apropriar deste serviço e levar o assunto a sério.

 

Por ano, ocorrem 50 milhões de descargas atmosféricas no País. Segundo o ELAT, a cada 50 mortes por raios no mundo, uma acontece no Brasil. Manaus está em segundo lugar no ranking de acidentes com mortes. E os números tendem a aumentar, principalmente na região amazônica, segundo Osmar Júnior, por causa das mudanças climáticas.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Saiba como se proteger de raios

Aumenta a incidência de raios no Brasil

Criado em 08/09/2015 - 22:39 e atualizado em 08/09/2015 - 19:26

Mais do programa