No Tarde Nacional desta sexta-feira (25), a entrevistada foi a cineasta e antropóloga Delvair Montagner. Em parceria com Armando Bulcão, ela dirigiu o filme o filme “Alma Palavra Alma”, que documenta a situação atual da terra indígena de Dourados, em Mato Grosso do Sul.
A reserva, que abriga aproximadamente 13 mil indígenas das etnias Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva e Terena, possui um dos maiores índices de suicídio do mundo e as mais altas taxas de homicídio no país (apenas 7,8% da população chega aos 50 anos).
Delvair falou sobre a formação histórica da reserva, os conflitos fundiários e as características dos Guarani Kaiowá, que os diferenciam principalmente dos Terena.
Segundo ela, é estranho que muitos brasileiros se comovam com situações também trágicas de outros povos do mundo, mas não se envolvam emocionalmente com os Guarani Kaiowá, que, assim como muitos refugiados, apenas querem estar em suas terras.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
Índios Guarani-Kaiowá acampam em frente ao STF em Brasília
Conselheiro do Consea diz que situação alimentar dos Guarani-Kaiowá é precária