O Tarde Nacional desta segunda-feira (23) falou sobre o Zika Vírus e a provável relação da doença com os inúmeros casos de microcefalia notificados recentemente no nordeste do Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o último dia 17, haviam sido diagnosticados 399 casos de microcefalia em recém-nascidos em sete estados da região. A doença afeta o crescimento do cérebro do bebê. A suspeita é de que a situação seja decorrente da infecção das mães, quando ainda gestantes, pelo Zika Vírus, doença transmitida pelo Aedes Aegypti.
Quem deu entrevista a respeito do assunto foi o médico, epidemiologista e professor do programa de pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil. Segundo ele, especialistas estarão reunidos nesta semana, em Brasília, pra analisar os casos recentes e confirmar, ou não, a relação entre as doenças.
Tauil falou do surgimento do Zika Vírus na floresta de mesmo nome, no Sudão, e da chegada dele ao Brasil. Abordou também a questão do mosquito transmissor e das pesquisas mundiais em desenvolvimento para extinguir o vetor (entre essas pesquisas, a dos mosquitos transgênicos, já em testes no Brasil).
O epidemiologista falou, ainda, sobre as formas de contágio do Zika Vírus, sintomas e possíveis sequelas da doença.
Para ouvir a entrevista na íntegra, clique no player acima.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
Aumenta casos de microcefalia em bebês no nordeste