O Tarde Nacional desta quinta-feira (10) falou de uma pesquisa inédita que poderá causar impactos não só na forma como é feita atualmente a previsão do tempo, como na previsão de chuvas para a região amazônica.
O estudo foi publicado na última terça-feira (8) na revista Nature Geosciences - uma das principais revistas científicas do mundo. Ele é resultado do trabalho de uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade de Harvard, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade do Estado do Amazonas e outras instituições.
Resumidamente, a pesquisa trata das partículas de aerossóis naturais da Amazônia, que são alteradas ao entrar em contato com a poluição. Ao constatar essa mudança, os pesquisadores acabaram descobrindo que essas partículas não são como se acreditava antes.
Quem explicou detalhadamente o estudo foi o professor do Instituto de Física da USP e um dos coordenadores do experimento GoAmazon2014/15, Paulo Artaxo.
Ouça a íntegra da entrevista clicando no player acima.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
Estudo do solo é utilizado para conhecer mais sobre os povos amazônidas
Estudo alerta: espécies de árvores da Amazônia podem ser extintas