O primeiro dia de COP 21, também conhecida como conferência do clima, foi marcado por discursos incisivos por parte das lideranças mundiais. A observação é da Coordenadora de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental, Adriana Ramos.
A COP21, que começou nesta segunda-feira (30) e segue até o dia 11 de dezembro, reúne em Paris representantes de 195 países com o objetivo de chegar a um acordo que reduza a emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.
Em entrevista ao Tarde Nacional desta terça-feira (1º), Adriana Ramos falou da difícil missão para os próximos dias, quando as nações envolvidas deverão debater os mais de mil pontos de desacordo. Comentou também o discurso da presidenta Dilma Rousseff e o posicionamento do Brasil ao defender que as metas sejam revisadas de 5 em 5 anos.
Para ela, a abertura do evento alimentou boas expectativas com relação ao compromissos que poderão ser firmados, inclusive referentes a acordos bilaterais e multilaterais que já começaram a surgir.
Ouça a íntegra da entrevista no player acima.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
COP 21: 196 países devem se reunir para fechar novo acordo para o clima