Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reconhecimento da capoeira como esporte não satisfaz capoeiristas

Mestre Paulão Kikongo defende a capoeira como tradição cultural afro

No Tarde Nacional desta terça-feira (22), entrevistamos o mestre de capoeira, Paulão Kikongo, como é conhecido o professor e jornalista Paulo Henrique Menezes da Silva. Ele, que fundou a Rádio Capoeira, em 2012, explicou que a emissora, que está hospedada na internet, é um espaço criado para a divulgação das composições de mestres da capoeira que não têm espaço para mostrar suas músicas. Durante a entrevista, mestre Paulão falou sobre as ações que vêm sendo feitas pela valorização da capoeira como prática tradicional afro-brasileira e não exatamente uma modalidade esportiva.

 

Clique no Player acima para ouvir toda a entrevista!

 

Mestre Paulão Kikongo é um ativista da valorização da capoeira, participando de diversos conselhos e grupos que discutem os aspectos de maior interesse dos professores e praticantes dessa arte. A grande pauta que envolve os principais nomes da capoeira no Brasil é impedir que ela se transforme em profissão e seja submetida ao Conselho Federal de Educação Física e aos respectivos conselhos regionais, como propõe um projeto de lei que está no Senado.

 

Durante a entrevista, Kikongo comenta sobre audiência pública que ocorrerá no dia 05 de maio, no Senado, para discutir o PLC 031/2009, que, ao contrário da sua opinião, vincula o ensino da capoeira ao profissional da Educação Física.

 

No entendimento dos capoeiristas, capoeira é tradição e cultura afrobrasileira e não esporte.

 

Paulão ressalta que a formação dos mestres é feita pela tradição. E chama a sociedade para debater a questão, afirmando que não é a formação em Educação Física que vai delimitar quem pode ou não ensinar a capoeira.

 

Mais informações sobre mestre Paulão Kikongo:

Conselheiro Nacional de Política Cultural (CNPC); Conselheiro Estadual de Política Cultural do RJ; Conselheiro Municipal de Política Cultural da cidade de São Gonçalo; Prêmio Mestres da Cultura Popular 2009 - (RJ); Prêmio de Direitos Humanos Aluísio Palhano 2006; Membro do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira do IPHAN/RJ; e Presidente da Liga Gonçalense de Capoeira.

Links:

Rádio Capoeira
Berimblog
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Software Livre Brasil



Criado em 23/03/2016 - 21:26 e atualizado em 23/03/2016 - 19:00