O Tarde Nacional desta segunda-feira (28) discutiu uma doença neurológica que afeta 3 milhões de brasileiros, a Epilepsia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, mais de 50 milhões de pessoas tem a doença.
Apesar dos números, ainda há muita desinformação e até preconceitos em torno da doença, como contou na entrevista a neurologista infantil e presidente da Liga Brasileira de Epilepsia, Adélia Henriques Souza.
Segundo a médica muitas pessoas ainda acreditam que a doença seja contagiosa ou que se trate de algum transtorno mental, o que não procede. A neurologista explicou que 70% dos casos são passíveis de tratamento com medicamentos que, se tomados corretamente, proporcionam vida normal aos pacientes. Para os 30% restantes, existem tratamentos alternativos e até cirurgias.
Adélia Henriques Souza também falou da relação entre o estresse e a doença e alertou que nem sempre a epilepsia está associada a crises convulsivas, o que pode dificultar o diagnóstico. Ela também explicou como devemos proceder quando presenciarmos uma crise convulsiva e, principalmente, o que não devemos fazer.
Ouça a íntegra da entrevista clicando no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
Neurocirurgião fala sobre epilepsia e crise convulsiva