Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Qual é o legado dos Jogos Olímpicos para o esporte brasileiro?

Especialista analisa como o evento pode influenciar na formação de

O Tarde Nacional dessa segunda-feira (22) falou sobre os Jogos Olímpicos do Rio 2016. O entrevistado foi o professor de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ronê Paiano. Ele falou sobre o legado olímpico para o esporte no Brasil e a formação de futuros atletas.

 

Segundo Ronê, quando pensamos em legado, devemos considerar dois aspectos primordiais: o legado que é concreto e o que é mais subjetivo. O legado concreto é aquele que aparece nos documentos do Comitê Olímpico. São as obras de mobilidade, as quadras, os ginásios, a despoluição da Baia de Guanabara, entre outros.

 

Já o legado subjetivo é o sentimento que organizar esse evento, com tamanha competência, proporcionou para a população brasileira, sem contar na emoção de poder ver e vivenciar o maior evento esportivo do mundo. É também a diversidade de exemplos positivos ao longo dos jogos. Exemplos que vão contribuir não só na formação de novos atletas, mas também na educação da população de forma geral.

 

Ronê Paiano ressaltou, ainda, que para o Brasil crescer como nação esportiva é necessário ampliar as possibilidades de prática de atividades físicas e esportes à população de forma geral, não só a crianças e adolescentes, mas também a adultos e idosos. Ele lembrou que mais importante que colocar uma medalha no peito, é vivenciar os valores associados ao esporte como superação, respeito ao adversário e à disputa leal. Só assim, teremos um avanço como país.

 

Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia.



Atletas brasileiros comentam participação nos Jogos Olímpicos

Rio 2016: Especialista avalia legado dos Jogos Olímpicos

Criado em 23/08/2016 - 12:52 e atualizado em 23/08/2016 - 09:58

Mais do programa