Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o que são Cuidados Paliativos

Objetivo é que pessoas com doenças graves e incuráveis tenham

O Tarde Nacional desta terça-feira (13) fala sobre cuidados paliativos, ou seja, tratamentos físicos e psicológicos, que ajudam a melhor a qualidade de vida de pacientes diante de doenças graves, incuráveis ou prolongadas. A entrevistada é a psicóloga Maria Emídia de Melo Coelho, que faz parte da Sociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo de Minas Gerais (Sotamig).

 


Segundo Maria Emídia, ainda existe muito preconceito com relação ao assunto, inclusive dentro da classe médica, porque muitas pessoas fazem uma associação equivocada dos cuidados paliativos com a eutanásia. A psicóloga explica que os cuidados paliativos devem ser administrados por equipe multiprofissional, treinada não só para cuidar das dores físicas, mas também dos aspectos emocional, social e espiritual.

 


Ela citou Inglaterra, Canadá e Estados Unidos como referências no assunto e reforçou a necessidade de que o Brasil tenha leis que respaldem esse atendimento, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS), até mesmo para que se busque uma padronização das condutas e serviços.

 


Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.

 


O Tarde Nacional vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação: Juliana Maya.



Hospital de Apoio inaugura unidade de Cuidados Paliativos Geriatricos

Criado em 13/12/2016 - 19:02 e atualizado em 13/12/2016 - 17:04

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa