Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parto humanizado devolve o protagonismo à mulher e fomenta debate sobre o tema

"O parto humanizado é como o parto deveria ser", afirma Phillipe

O número crescente de mulheres que buscam o parto humanizado chama a atenção e questiona os paradigmas existentes atualmente sobre o processo de conceber um filho. Trata-se da busca por um parto que respeite a natureza e o protagonismo feminino na hora de dar à luz um bebê. No entanto, o medo das dores e o desconhecimento sobre o tema ainda afastam muitas grávidas do parto humanizado. Por isso, o Tema Livre desta sexta-feira (27) debateu a importância da humanização do parto. 

 

Os convidados foram o ginecologista e obstetra Phillipe Godefroy e a fisioterapeuta pós-graduada em Fisioterapia neonatal, Fernanda Melino. Ambos esclareceram dúvidas a respeito do assunto para que mais gestantes se sintam à vontade para realizar o parto humanizado. Além deles, a enfermeira Luciane Fernandes também falou, por telefone, sobre a importância e necessidade de mais mulheres aderirem e apoiarem a humanização do parto, até mesmo por uma questão de saúde e segurança do bebê.

 

Durante o programa, Ália Wagner e Fabiana Calvinho, em entrevista por telefone, falaram sobre suas experiências ao darem à luz de forma humanizada. "Cada contração é uma contração a menos para a chegada daquele maior tesouro, que é o filho. Então essa dor tem um objetivo. Eu descobri o meu poder de fêmea, porque eu acho que hoje em dia, na atualidade, o ser humano acaba perdendo um pouco esse autoconhecimento do seu poder de animal. A gente entra nessa roda viva do dia a dia, e a gente esquece que a gente é poderoso, que a gente consegue, que a gente é capaz e que a gente pode. Então, o parto, para mim, foi transformador nesse sentido", afirmou Fabiana. 

 

Para ouvir o programa na íntegra, clique no player acima.

 

Tema Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h04, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



Criado em 27/02/2015 - 17:27 e atualizado em 27/02/2015 - 21:17