Muitas profissões, ao longo do tempo, acabaram sendo consideradas exclusivamente masculinas, por puro preconceito. Seja pelo uso da força física ou pelo grande exercício mental, tais funções eram reservadas aos homens. Toda e qualquer mulher que quisesse seguir uma carreira profissional tinha o mercado de trabalho mais restrito.
No entanto, a luta feminista veio para quebrar preconceitos e padrões, e mandou uma mensagem bem clara a todas as mulheres, afirmando que não existe profissão feminina ou masculina: todo mundo pode ser o que quiser, independente de gênero. E, desta forma, as mulheres foram conquistando cada vez mais voz e espaço na sociedade e também no mercado de trabalho, ocupando cargos que, há pouco tempo atrás, eram ocupados somente por homens.
Para conversar sobre o assunto e homenagear as mulheres que tiveram força e coragem para entrar em um mercado "masculino", o Tema Livre desta sexta-feira (6) entrevistou a Oficial do Exército Brasileiro, Capitão Gabriela, a piloto de helicóptero com especialização em Resgate e Transporte Aeromédico, Andrea Mion, e a co-piloto da Avianca, Cíntia Lanhozo.
Confira o programa na íntegra, clicando no player acima.
O Tema Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h04, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.