Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dengue impacta municípios do interior do Rio de Janeiro

Apesar do número de casos em todo o Estado ter caído em relação a

Apesar da cidade ter registrado no primeiro trimestre o menor número de casos da dengue para o período nos últimos cinco anos, o interior do estado tem sofrido o impacto da doença. No geral, o estado fluminense também reduziu o número de registros da dengue. 

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até o dia 15 de abril, houve 965 casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro. No primeiro trimestre do ano passado, foram 1.051. Em 2013, 33.732; em 2012, 43.717; e 23.246 no primeiro trimestre de 2011. 

 

"A incidência da dengue no estado do Rio teve uma redução da média histórica do número de casos. São 15 mil casos neste ano; em 2008, ano de epidemia, foram cerca de 280 mil casos. No entanto, a transmissão este ano afeta bastante alguns municípios da região do Médio Paraíba, como Resende, Volta Redonda, Porto Real, além do município de Angra dos Reis, Vassoura e Miracema. São municípios pequenos, de população pequena, mas que causa um impacto importante nas pessoas que vivem naquela localidade", disse o médico especialista em saúde pública e superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Kiep,  que participou do Tema Livre da segunda-feira, dia 4 de maio. 

 

A bióloga e pesquisadora do laboratório de Biologia Molecular de Insetos da Fiocruz, Rafaela Vieira Bruno, explicou que neste ano o vírus mais presentes no estado são o dengue 1 e dengue 4. "Os quatro sorotipos são igualmente perigosos. O dengue 4 que tem a tendência de ter um quadro clínico menos grave, mas dependendo da particularidade imunológica de cada indivíduo, você pode ter sorotipos que causem sintomas mais ou menos graves na população. São virus que sofrem mutações ao longo dos anos", ressaltou Rafaela. 

 

Ambos especialistas detalham que pequenos cuidados cotidianos tomados pela população podem ajudar reverter a situação. Confira mais informações do programa na íntegra no player acima.

 

O Tema Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h04, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



Criado em 04/05/2015 - 18:10 e atualizado em 05/05/2015 - 12:29