Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais de 3 milhões de crianças e adolescentes trabalham ilegalmente no Brasil

Especialistas afirmam que a situação já foi pior e que entre 2000 e

O Tema Livre desta segunda-feira (12) reapresentou o programa de 15 de setembro que debateu questões relativas ao combate ao trabalho infantil no Brasil. Segundo dados do IBGE, entre 2000 e 2010, houve redução do número de crianças e adolescentes trabalhando em situação irregular, mas essa diminuição foi menor do que na década anterior.

 

Clique no player acima para ouvir o programa na íntegra!

 

Para este debate, recebemos, no estúdio da Rádio Nacional, Danielle Cramer, procuradora do trabalho, integrante da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro; Elizabeth Serra Oliveira, pedagoga, especialista em políticas públicas e formação humana, integrante do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, membro da Rede Rio Criança.

 

Segundo Danielle Cramer, o Brasil é referência no combate ao trabalho infantil, com reconhecimento da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 1992 eram mais de oito milhões de jovens em situação irregular. Hoje, a estimativa é de 3,2 milhões, na faixa entre cinco e 17 anos, trabalhando ilegalmente. Ela lembra que o Brasil assumiu o compromisso de, até 2020, erradicar o trabalho infantil. "O desafio é imenso. Nós temos muita coisa a fazer. É preocupante essa diminuição na redução do trabalho infantil, motivada por questões econômicas", diz ela no início da discussão.

 



Criado em 13/10/2015 - 18:55 e atualizado em 13/10/2015 - 13:33