O mercado do entretenimento e a economia criativa, entre outros temas relacionados a um mesmo ramo de negócios, formaram a pauta desta edição do Tema Livre. A discussão vai ao encontro da realização do I Fórum Internacional de Direito do Entretenimento, que vai acontecer nos dias 30 de setembro e primeiro de outubro, na OAB-RJ. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e do Entretenimento da OAB-RJ, em parceria com a plataforma de conteúdos Cultura e Mercado.
Ouça o programa clicando no Player acima!
Participaram desta discussão Paula Vergueiro, advogada da área do Direito ao Entretenimento e membro da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e do Entretenimento da OAB-RJ; e Daniel Pitanga, advogado da área do Direito Digital e do Direito do Entretenimento e também membro da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e de Entretenimento da OAB-RJ.
Com o avanço da internet e das mídias sociais; o livre trânsito de imagens; e a facilidade de acesso e de compartilhamento de fotografias, vídeos e diferentes formas de criação artística nasceu uma discussão que coloca em conflito o direito constitucional de acesso à cultura de todos os cidadãos; e o direito à propriedade intelectual dos criadores desses conteúdos. "Essa discussão é muito viva", diz Daniel Pitanga durante esta edição do Tema Livre.