Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bullying: até que ponto pode ser considerada uma brincadeira?

Nova lei de combate ao bullying já está em funcionamento

O Tema Livre, desta quinta-feira (30) foi uma reapresentação do programa de 3 de março, que questionou os limites entre a brincadeira saudável e o bullying. O assunto é retomado a partir da nova lei de combate à prática da intimidação persistente, que pode ser caracterizada por apelidos pejorativos, constrangimento público e ataques físicos.

 


Face à popularização do termo "mimimi" que, em algumas situações relativiza denúncias de bullying, o programa reuniu as visões da Psicologia e da Pedagogia para avaliar o espaço do humor e das brincadeiras saudáveis.


 

No estúdio, participaram do debate a pedagoga e membro do Grupo de Prática Exploratória do Rio de Janeiro, Maria Isabel Azevedo Cunha; a doutoranda em Psicologia Clínica e pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social,(LIPIS), Monica Viana; o professor adjunto do Departamento de Didática da UNIRIO, Prof. Dr Leonardo Castro; e a pesquisadora e autora do livro "Sob o signo da infâmia: das violências em ambientes educacionais às estratégias midiáticas de jovens homicidas/suicidas", Flora Daemon. E, por telefone, a Comissária da Infância, da Juventude e do Idoso em São José do Vale do Rio Preto, que coordena o "Projeto Falando Sério" da Vara Única de São José, Valéria Corrêa Tricano.

 

 

Ouça o programa na íntegra, clicando no player acima.


 

O Tema Livre é transmitido de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h.



Criado em 30/06/2016 - 12:57 e atualizado em 01/07/2016 - 09:30