O Tema Livre do dia 24 de agosto abordou a questão: Os Jogos Olímpicos trouxeram para o Rio de Janeiro 1,17 milhão de turistas. Apesar dos decretos de feriados para diminuir parte das atividades da cidade, a movimentação foi bastante intensa principalmente nas proximidades dos equipamentos esportivos e do Boulevard Olímpico.
O deslocamento de tantas pessoas na cidade colocou mais uma vez em evidência uma antiga realidade: o Rio de Janeiro ainda é uma cidade pouco amigável para idosos e para pessoas com deficiência. Terminados os Jogos Olímpicos, iniciará as Paralimpíadas e a pergunta é: o que a cidade vai receber como legado em termo de acessibilidade? O que você já deixou de fazer pra evitar os obstáculos do deslocamento?
Participaram dessa discussão o vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro (Adverj) e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OAB-RJ, Luís Cláudio Freitas; o professor de Direito Constitucional e Secretário-Geral da CDPD/OAB-RJ, Caio Silva de Sousa; e o jornalista, cantor e ator com paralisia cerebral, Cassiano Fernandez.
Clique no player acima e ouça o programa na íntegra.