Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como combater as doenças tropicais

Doenças tropicais e doenças negligenciadas na pauta do Tema Livre

O Tema Livre desta terça-feira (24) reuniu especialistas para discutir como combater e prevenir as doenças tropicais e as doenças negligenciadas.

 

Ouça todo o programa, clicando no player acima.

 

As doenças tropicais ou doenças negligenciadas estão intimamente ligadas ao fator socioeconômico dos lugares onde se proliferam, tendo características endêmicas (restritas a determinadas regiões). Entre os exemplos das doenças tropicais estão a malária, febre amarela, doença de Chagas, dengue e leishmaniose. Já a esquistossomose e a hanseníase estão incluídas entre as doenças tropicais que não são transmitidas por insetos.

 

Reunimos para esta discussão, no estúdio, a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações e coordenadora do Centro Brasileiro de Medicina do ViajanteFlávia Bravo; e a infectologista e representante do Observatório da SaúdeCydia Alves Pereira. Pelo telefone, participaram o especialista em Saúde Coletiva e professor doutor da Universidade Federal do Ceará, membro da Sociedade Brasileira de Medicina TropicalAlberto Novaes Ramos Júnior; e a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz na área das doenças negligenciadas, Tânia Araújo Jorge.

 

Curta nossa página no Facebook!



Criado em 25/01/2017 - 19:03 e atualizado em 28/02/2017 - 10:30