Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tema Livre fala da crise econômica dos municípios do RJ

Programa debate como os municípios podem diminuir o impacto da crise

O Tema Livre desta terça-feira (17) debate a crise econômica nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Ao virar o ano, os prefeitos eleitos assumiram a gestão dos muncípios com o desafio de buscar saídas para diminuir os efeitos da crise econômica. Em São Gonçalo, a prefeitura terminou 2016 com a energia cortada, as ruas da cidade sem coleta de lixo e servidores com salários atrasados. Situação parecida com a do município de São João de Meriti - a cidade deve mais de R$ 1 bilhão. No fim do ano passado, tinha servidores cobrando remunerações relativas ao mês de agosto. Enquanto isso, a gestão anterior do município de Queimados já divulgava uma perda de R$ 76 milhões em receita líquida e começou um processo de demissão e cortes de gastos, logo após as eleições municipais.

 

Os exemplos são muitos, o ano já começou com sete municípios com decretos de calamidade pública. Os motivos mais comuns são a queda de arrecadação municipal e a redução dos repasses estaduais e federais. Além, é claro, irresponsabilidade de alguns gestores.

 

Ouça o programa no player acima.

 

Participam da conversa o prefeito do município de Queimados, Carlos Vilela, o prefeito do município de São João de Meriti, João Ferreira, o economista Gilberto Braga e o consultor técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) Leonardo Mello.

 



Criado em 17/01/2017 - 13:56 e atualizado em 18/01/2017 - 13:11