Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça Vicente Paiva, um dos compositores de "Mamãe, eu quero"

Clássico do Carnaval e da Música Brasileira foi um dos inúmeros sucessos do músico e compositor, homenageado nesta edição do quadro "O Rádio Faz História"

Todas as Vozes

No AR em 04/09/2017 - 16:37

Nos dias atuais, poucos associam a obra de Vicente Paiva, grande compositor e também maestro, arranjador e pianista, aos sucessos que até hoje ouvimos e cantamos em nossa música. Nascido em São Paulo, em 18 de abril de 1908, Vicente Paiva Ribeiro começou a carreira em 1926, em Santos, como pianista.

Bloco de carnaval

 

Atraído pelas oportunidades da capital federal, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se empregou na orquestra de Simon Bountmann. Do piano passou à interpretação: tornou-se cantor e gravou sambas como "Beijar não é pecado", de Oscar Cardona e "Machuca", de Donga e Chocolate.

Em 1936, tornou-se compositor, junto com José Luis Rodrigues Calazans, o Jararaca, de uma das mais famosas composições do Carnaval de todos os tempos: "Mamãe, eu quero". O motivo que originou a composição é inusitado: Jararaca foi uma criança que quis mamar até ser um garoto bem crescido e esse fato ficou em sua memória.

Quando tentava uma oportunidade no Rio de Janeiro, encontrou Vicente Paiva, que se tornou seu parceiro. Os dois lançaram a marcha em 1937 e fizeram tanto sucesso que a música ganhou uma versão feita pelo norte-americano Bing Crosby, ganhando as paradas de sucesso nos Estados Unidos. I want my mama foi parte da trilha sonora do filme Serenata Tropical, estrelado por Carmem Miranda em 1941.

* Com a colaboração da escritora, jornalista e professora da PUC-Rio, Rose Esquenazi, do site "Rádio na História"  (www.radionahistoria.blogspot.com.br).

Clique no player acima e confira esse verdadeiro registro histórico do Rádio em todos os tempos!

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.

Criado em 04/09/2017 - 16:53

Mais do programa