Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Primeira emissora de rádio do Brasil foi fundada há 95 anos

Programa Todas as Vozes homenageia a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC AM, em 20 de abril de 1923

Todas as Vozes

No AR em 20/04/2018 - 12:46

O dia 20 de abril sempre será uma data marcante para o Rádio no Brasil. Há exatos 95 anos, em 20 de abril de 1923, os pesquisadores Edgard Roquette-Pinto, Henrique Morize e outros membros da Academia Brasileira de Ciências fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora de rádio oficial do país.

A Rádio Sociedade foi o resultado direto da pesquisa científica, tendo Roquette-Pinto a frente, visando a implementação do Rádio em solo brasileiro, por enxergar nele uma ferramenta capaz de difundir em massa conteúdos culturais e educativos para toda a nossa população. Esse papel foi cumprido pela programação da emissora durante os seus 13 anos de existência, guardadas as limitações técnicas da época e as severas restrições financeiras da iniciativa, bancada de forma voluntária pelo grupo capitaneado por Roquette-Pinto e Morize, formado por cientistas e intelectuais.

Em 1936, a nova lei de comunicações do governo de Getúlio Vargas exigiu que todas as estações aumentassem a potência de seus transmissores. Roquette-Pinto, que dirigia a descapitalizada Rádio Sociedade, descartou a possibilidade de buscar capital na praça e tornar-se um empresário do ramo das comunicações, preferindo doá-la ao então Ministério da Educação e Cultura, na época chefiado por Gustavo Capanema. Na doação, porém, Roquette impôs as condições de que a emissora transmitisse apenas uma programação educativo-cultural e não fizesse proselitismo de qualquer espécie – duas marcas que prevalecem até hoje. Em 07 de setembro daquele ano, surgia assim a Rádio MEC, hoje Rádio MEC AM, que irradia Música, Educação e Cultura de qualidade aos quatro cantos do Rio de Janeiro e do Brasil.

O áudio aqui postado é uma homenagem a esse tão importante marco, prestada pelo quadro "O Rádio Faz História", do programa Todas as Vozes. Trata-se de um trecho da palestra de Edgard Roquette-Pinto sobre a história da Rádio Sociedade, ministrada em um evento da Associação Brasileira de Telecomunicações realizado em 1953. A entidade promoveu um jantar para prestar homenagens aos fundadores da Rádio Sociedade, na celebração dos então 30 anos de criação da primeira emissora de rádio oficial do nosso país.

Clique no player e confira esse verdadeiro registro histórico do Rádio em todos os tempos!

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.

Criado em 20/04/2018 - 14:43

Mais do programa