Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lamartine Babo e suas músicas que mudaram a 'cara' do rádio

Trabalho do inesquecível 'Lalá' é lembrado no quadro 'O rádio faz

A música 'Canção para Inglês Ver' foi composta em 1931 por Lamartine Babo. Lalá, como era conhecido, brincava com a mania que brasileiros já tinham, nos anos 1930, de misturar palavras em português com expressões 'importadas' dos Estados Unidos. Essa foi uma das muitas contribuições do compositor para que a sátira musical se tornasse uma poderosa ferramenta de crítica social na programação das emissoras de rádio.

 

Nessa segunda-feira, 25 de agosto, no quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes, a jornalista e professora Rose Esquenazi, da PUC-RJ, destacou o importante papel de Lamartine Babo na programação musical das emissoras brasileiras nas décadas de 30, 40 e 50 do século XX.  Rose contou, inclusive, que o compositor chegou a ser 'convocado' para dar um toque de humor ao rádio de São Paulo, que era considerado muito formal no final da década de 1920. 

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, das 7h05m às 10h, na MEC AM do Rio de Janeiro, com apresentação do jornalista, radialista e professor Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 25/08/2014 - 16:00 e atualizado em 25/08/2014 - 16:21

Mais do programa