Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nas edições extraordinárias do Repórter Esso, Carmem Miranda e a Segunda Guerra

Boletim jornalístico mais famoso da era de ouro do rádio é destaque do

Os acordes da abertura do Repórter Esso paravam o Brasil. Até hoje, as edições extraordinárias de equipes de jornalismo, no rádio e na televisão, fazem com que o público interrompa as atividades no escritório, no transporte ou em casa para ouvir algo 'bombástico' que tenha acontecido no país ou no exterior. A trilha sonora da vinheta de 'plantão do jornalismo' tem papel decisivo nesses momentos porque cria, no imaginário coletivo, a associação entre os acordes musicais e uma notícia considerada como relevante para todos.  

 

No quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes de segunda-feira, 11 de agosto, a jornalista e professora Rose Esquenazi, da PUC-RJ, explica como foi criada a primeira trilha sonora de programa jornalístico que conseguia "parar o Brasil" e apresenta outras curiosidades sobre o principal noticiário do rádio nas décadas de 1940, 1950 e 1960.  Acompanhe também o áudio com quatro edições extraordinárias e históricas do Repórter Esso: a renúncia de Getúlio, em 1945; o fim de Segunda Guerra Mundial, também em 1945; o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954; e a morte de Carmem Miranda, em 1955.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, das 7h05m às 10h, na MEC AM do Rio de Janeiro, com apresentação do jornalista, radialista e professor Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 13/08/2014 - 14:18 e atualizado em 13/08/2014 - 19:36

Mais do programa