Em entrevista ao programa Todas as Vozes da quarta-feira, 18 de março, o cientista político e professor da PUC-RJ, Ricardo Ismael, afirmou que não será uma medida eficiente proibir o financiamento de empresas privadas para candidatos e partidos políticos. Segundo ele, nessa hipótese, o financiamento continuaria acontecendo, só que de forma clandestina, o que não elimina as 'dívidas' e consequentes favores dos políticos corruptos na relação com os empresários corruptores.
"O que precisamos é de mais transparência e sistemas de monitoramento dos eleitores para controle nas contas dos partidos. Necessitamos também do estabelecimento de um teto máximo de recursos privados e públicos para o financiamento que cada campanha pode receber", completou o cientista político.
Ismael ainda afirmou que outras medidas eficazes seriam o fim das coligações partidárias e o limite de oito minutos por partido no tempo disponível, no rádio e na TV, para a propaganda eleitoral gratuita.
Ouça, no player acima, a entrevista completa.
E anote aí! O Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, das 7h05m às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.