Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diretora de ensino do RJ aposta na mistura de professores e disciplinas em sala

Experiência internacional quer abolir a divisão do conteúdo escolar

A Finlândia quer ser o primeiro país do mundo a abolir completamente a tradicional divisão do conteúdo escolar em 'matérias' e adotar o ensino por tópicos multidisciplinares. Por exemplo, em vez de aula de História, quando o tema abordado for a Primeira Guerra Mundial, o conteúdo será planejado em conjunto pelos professores de História, Geografia, línguas estrangeiras e Física (por que não?).

 

Em entrevista ao programa Todas as Vozes desta sexta-feira, 27 de março, a diretora de ensino da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Maria Aparecida Jacomelli, disse que vê como positivo o projeto finlandês e conta que, no Rio, existem experiências semelhantes, por exemplo, no projeto Nave.

 

Nave (Núcleo Avançado em Educação) é uma escola profissionalizante de excelência em Tecnologia de Multimídia. A duração dos cursos do Nave é de três anos, em horário integral. Com capacidade para atender até 600 jovens, a escola está instalada em uma antiga central telefônica na Rua Uruguai, na Tijuca, zona norte da cidade. O objetivo da chamada nova escola é preparar jovens para que possam exercer profissões como roteiristas, programadores, designers e gestores de TV digital, internet, celular e jogos eletrônicos. As aulas são dadas de forma multidisciplinar, misturando professores de diferentes matérias em sala de aula.

 

Ouça, no player acima, a entrevista completa com a educadora Maria Aparecida Jacomelli.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 27/03/2015 - 13:41 e atualizado em 27/03/2015 - 20:04

Mais do programa