Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogado afirma que há pacto entre governos e criminosos nos presídios

Em entrevista exclusiva ao programa Todas as Vozes, Paulo Malvese

O aparecimento de celulares, armas e até um aparelho de ar condicionado não-autorizado em presídios de Manaus provocou, em 22 de abril, a demissão de José Lázaro Bezerra, diretor da Cadeia Pública Desembargador Vidal Pessoa.

 

Em entrevista exclusiva ao programa Todas as Vozes desta quinta-feira, 30 de abril, o coordenador jurídico da Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo, Paulo Malvese, afirmou que o sistema prisional está falido e que situações como essa do Amazonas são comuns na maioria dos estados.

 

Corrupção no sistema penitenciário 

 

Perguntado sobre a corrupção dentro dos presídios, Paulo Malvese destacou a conivência de muitos governos estaduais com o poder paralelo no sistema carcerário. "Hoje, muitas penitenciárias, inclusive no estado de São Paulo, se mantém numa espécie de pacto de não-agressão entre as organizações criminosas e os governantes. De um lado, os criminosos tentam - para satisfazer a vontade de governantes - evitar motins, mortes, etc nas cadeias. Em troca, secretarias de segurança desses estados não desmontam a ação de organizações do crime no interior do sistema. A corrupção é estrutural. Um permite que o outro tenha um certo domínio territorial", denunciou o representante da Pastoral Carcerária de São Paulo em entrevista exclusiva para o programa Todas as Vozes.

 

Para Paulo Malvese, o sistema prisional brasileiro permanece estigmatizado como se seu papel fosse de um mecanismo de exclusão. "Hoje o sistema penitenciário, como está, é ingerenciável. O tanto de pessoas que se pretende prender não é compatível com a capacidade do Estado de dar conta dessa demanda. O que a gente precisa é tentar resolver os conflitos pela via do não-encarceramento e pelas penas alternativas para quem comete crimes menos graves ", afirmou o especialista.

 

Ouça, no player acima, a íntegra da entrevista.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 30/04/2015 - 13:20 e atualizado em 30/04/2015 - 14:21

Mais do programa