Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

BRT do Rio: especialista aponta melhorias necessárias no sistema

No programa Todas as Vozes, Iuri Moura destacou como o sistema de

“Ainda há muito pra melhorar nos sistemas BRT do Rio de Janeiro, mas consolidá-los é uma medida acertada e que dará ótimos resultados”. Essa é a opinião de Iuri Moura, geógrafo, analista ambiental e mestre em engenharia urbana e ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e pela Technische Universität Braunschweig (Universidade Tecnológica de Braunschweig) da Alemanha.

 

Em entrevista ao programa Todas as Vozes de 3 de abril, Iuri destacou que o crescimento no número de sistemas do tipo BRT em todo o mundo foi de 383% nos últimos dez anos. Os dados são do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) no qual Iuri é gerente de projetos no Brasil.

 

Segundo a pesquisa conduzida pelo ITDP, 65% de toda a malha de BRTs foi construída nos últimos 10 anos, principalmente em países como China, Brasil e Indonésia.

 

Segundo o especialista em transportes, os custos para implantação da infraestrutura de sistemas de BRT são geralmente 10% menores que os voltados para os sistemas de metrô e 30 a 60% menores que os utilizados para implantar sistemas como o VLT (veículo leve sobre trilhos).

 

Iuri também apresentou sugestões de quais devem ser as prioridades nos próximos passos do sistema BRT no Rio de Janeiro.

 

Confira no player acima a íntegra da entrevista.
 

O programa Todas as Vozes vai ao ar sempre de segunda a sexta-feira, de 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 03/04/2015 - 13:46 e atualizado em 03/04/2015 - 16:55

Mais do programa