Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brilhantina Glostora, Grapette e outros jingles que marcaram época

Ouça músicas como a do creme dental que garantia: "o galo diz somente,

O primeiro comercial cantado (jingle) no rádio brasileiro anunciava o Pão Bragança. A propaganda foi lançada no Programa de Adhemar Casé, na Rádio Philiips, em 1932. Esse jingle iniciou a era dos comerciais de sucesso no rádio brasileiro. Como quis agradar o português, dono da padaria, Nássara, que trabalhava com Casé, sugeriu a criação de um fado. A letra: “ó, padeiro dessa rua, tenha sempre na lembrança, não me traga outro pão, que não seja o Pão Bragança”. A música do pão fez tanto sucesso que muitos clientes buscaram o escritório de Adhemar Casé para pedir outras "musiquinhas" para os seus produtos e serviços.

 

Com colaboração de Rose Esquenazi, professora da Faculdade de Comunicação da PUC-RJ e jornalista, quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes mostra jingles históricos dos anos 30, 40, 50, 60 e 70 do século passado. Rose e o apresentador Marco Aurélio Carvalho também contam como essas mensagens comerciais são associadas à memória afetiva dos ouvintes em cada década.

 

Relembre, no player acima, as famosas músicas de Brilhantina Glostora, Loção Brilhante, Melhoral (versão anos 1940), Coca-cola no Natal (anos 1950), Creme Dental Eucalol, Detefon, Casas Pernambucanas (anos 1960), Grapette, Nescau e Casas da Banha.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 18/05/2015 - 14:24 e atualizado em 19/05/2015 - 08:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa