Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Eu vim aqui para repouso", disse Carmen Miranda com dificuldade de respirar

Debilitada e nitidamente emocionada, Carmen chegou no Brasil em 1954

Em 30 de novembro de 1954, a cantora Carmen Miranda voltou ao Brasil. Ela não visitava o país havia 14 anos. Chegou para se tratar de uma forte estafa e outros problemas médicos que deixaram a cantora muito debilitada. Em agosto do ano seguinte, 1955, Carmen morreu nos Estados Unidos.

 

Com colaboração do radialista goiano Paulo Francisco e tendo como fonte de informações o blog Memória, de Milton Parron, nesta quarta-feira, 1º de julho, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes mostra áudio da Rádio Bandeirantes de São Paulo com a locução de José Carlos de Moraes, em transmissão ao vivo, do aeroporto de Congonhas, naquele 30 de novembro de 1954. José ouviu Carmen Miranda, emocionada e com dificuldade para respirar. Entrevistou também o compositor, cantor e radialista Henrique Foréis Domingues, o Almirante, que recebeu a amiga no aeroporto.

 

Por quatro meses - dezembro de 1954; janeiro, fevereiro e março de 1955 - a cantora recebeu tratamento médico hospedada no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Retornou aos Estados Unidos em 4 de abril de 1955. Conforme destaca o blog de Parron, "Carmen voltou a usar barbitúricos e fumar e beber mais do que antes. Na noite de 5 de agosto de 55, após dar uma festa para amigos em sua residencia em Beverly Hills, Carmen pediu licença para dormir. Foi naquela noite que um colapso cardíaco a fulminou e somente na manhã seguinte sua mãe, ao entrar no quarto, se deu conta do ocorrido. A imprensa do mundo inteiro noticiou sua morte e o seu sepultamento no Rio de Janeiro, alguns dias depois, quando 500 mil pessoas estiveram presentes".

 

Ouça, no player acima, o áudio completo.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 01/07/2015 - 12:57 e atualizado em 01/07/2015 - 16:55

Mais do programa