No boletim Minuto Enem desta quinta-feira (27), a jornalista Ana Elisa Santana, da editoria de Educação do Portal EBC, recomenda atenção especial para a qualidade do texto na redação.
"Muitas pessoas têm dúvidas quando se fala na 'norma padrão da língua escrita', que deve ser usada no seu texto dissertativo-argumentativo no dia do exame. Para não ter medo, lembre sempre que nossa língua portuguesa tem a forma oral, que é como a gente fala nas conversas do cotidiano, e a forma escrita, que exige mais formalidade. Tenha cuidado com a pontuação. Fique atento para não usar aquelas abreviações que a gente costuma utilizar na Internet ou não cometer erros gramaticais, como se estivesse apenas conversando informalmente com um amigo. A redação do Enem deve ter um tom mais sério, mas não é preciso fazer um texto rebuscado. É bom ter um vocabulário variado, mas se houver alguma palavra sobre a qual você não tem segurança do significado, prefira as mais simples. O importante é se fazer entender, de forma clara e objetiva", destacou a jornalista.
Escute aqui, no player, o boletim completo de Ana Elisa Santana, na série especial desta semana sobre a redação do exame. As edições do Minuto Enem e do Pode Cair no Enem no programa Todas as Vozes estão disponíveis no www.radios.ebc.com.br/todas-vozes e no www.facebook.com/radiomecam.
Questões Enem? Dicas Enem? Informações Enem? Você encontra tudo aqui no Minuto Enem do Todas as Vozes.
Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.