Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça Adelaide Chiozzo, a dama do acordeon

O Rádio Faz História homenageia uma das divas da Era de Ouro

No Todas as Vozes,O Rádio Faz História fez uma merecida homenagem a Adelaide Chiozzo, instrumentista, cantora e atriz talentosa que deixou muitas marcas no rádio e no cinema brasileiro. Nascida no dia 8 de maio de 1931, no bairro do Brás, em São Paulo, foi criada dentro da colônia italiana. Desde os oito anos de idade, ela revelou seu talento musical. O pai, Geraldo Chiozzo, era mestre-entalhador e marceneiro, seguindo nessa profissão durante toda a vida, mas também era músico e tocava violão.

 

Certa vez, a vida lhe deu um presente inesperado. Não tendo como receber a conta de um serviço feito para uma loja de música, Casa Gianninni, o dono sugeriu que Geraldo levasse um instrumento como pagamento. Ele escolheu um acordeon alemão, mas não sabia o que fazer com ele. Acabou trancando-o no armário.

 

A filha Adelaide descobriu o "tesouro" e pediu para a mãe segurar as alças para ela. Muito menina, não conseguia fazer isso sozinha. Mesmo ralhando com a filha, a mãe segurou as alças, Adelaide abriu o acordeão e, em minutos, estava tocando a valsa "Saudade do Matão". Nascia ali uma profunda relação com esse instrumento, a música e as artes, que se prolongaria por toda a sua vida.

 

Com a colaboração da escritora, jornalista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rose Esquenazi, confira trechos de grandes sucessos da instrumentista, atriz e cantora, como "Sabiá na Gaiola", "Beijinho Doce", "Adeus Mariana" e "Sereia de Bordo", entre outros.

 

Ouça o áudio completo no player acima.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação de Marco Aurélio Carvalho.



Ouça o programa especial em homenagem aos 79 anos da Rádio Nacional

Criado em 01/01/2017 - 15:36 e atualizado em 01/01/2017 - 13:56

Mais do programa