O terceiro episódio da série Torna Viagem é inteiramente dedicado ao brasileiro Arnaldo Estrella e a ítalo-portuguesa Nella Maissa. Ambos, pianistas, dedicaram suas carreiras à divulgação dos compositores nacionais. Intérpretes de primeiríssimo escalão, eles são os protagonistas desta pianística segunda temporada.
Arnaldo de Azevedo Estrella nasceu no Rio de Janeiro em 1908. E foi de crítico musical a professor universitário. Em 1968, ele foi o primeiro a produzir uma antologia sonora da música brasileira, com exemplos paradigmáticos de nossos principais compositores para piano. A segunda antologia é de 1969, só com valsas. O pianista veio a falecer em 1980, em Petrópolis.
Nascida em 1914, na cidade de Turim, na Itália, Nella Maissa, tem um registro fabuloso do setecentista João Domingos Bomtempo, cuja obra pianística ela gravou na íntegra. De Armando José Fernandes, por exemplo, registrou em 1976 o interessantíssimo "Prelúdio e Fuga", composta em 1942. Na discografia de Nella Maissa destacam-se também as gravações de peças de Fernando Lopes-Graça, outra figura de enorme importância na música portuguesa do século 20.
Torna Viagem, uma parceria entre a MEC FM e a Antena 2, da rede pública de Portugal RTP, tem apresentação de Pedro Paulo Rangel e vai ao ar todos os domingos, às 20h.
Roteiro: Luciana Medeiros
Coordenação: João Guilherme Ripper
Sonoplastia: Silas Mendes
Apoio:
Embaixada do Brasil em Portugal
Embaixada de Portugal no Brasil
Camões-CCP Brasília
MPMP - Patrimônio Vivo