Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uma singela homenagem à Simone Veil, símbolo do feminismo na França

Simone foi a primeira mulher eleita presidente do Parlamento Europeu, em 1979, e morreu na última sexta-feira (30), aos 89 anos

Viva Maria

No AR em 06/07/2017 - 15:48

Ao som dessa Ode à Alegria, de Beethoven, que é também a canção símbolo da União Europeia, Viva Maria hoje se une à homenagem póstuma feita ontem (5) pelo presidente francês Emmanuel Macron à Simone Veil, símbolo do feminismo na França e também do mundo, fonte de inspiração para a militância feminista.

Simone foi a primeira mulher eleita presidente do Parlamento Europeu, em 1979, e morreu na última sexta-feira (30), aos 89 anos. Ela é considerada símbolo da luta pelos direitos das mulheres por ter sido fundamental nas discussões para a legalização do aborto na França, em 1974, quando era Ministra da Saúde.

E, para falar sobre a trajetória histórica dessa importante feminista francesa, ouça uma outra feminista que, aqui no Brasil, se dedica à luta pelos direitos das mulheres. Estou falando de Leila Linhares, advogada, escritora, autora de um importante livro no campo da advocacia: As Mulheres e os Direitos Civis.

Política francesa Simone Veil
Simone Veil - Marie-Lan Nguyen/ CC BY 3.0/ Wikimedia Commons

Criado em 06/07/2017 - 15:51

Mais do programa