É Semana da Consciência Negra no Viva Maria! E nesta edição a apresentadora Mara Régia traz a tona a história e o legado da escritora Carolina Maria de Jesus, que acabou de ser reconhecida com o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ, graças a iniciativa do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da instituição.
Carolina Maria de Jesus era uma ilustre desconhecida até o lançamento de seu primeiro livro: "Quarto de despejo: diário de uma favelada", publicado em agosto de 1960. A obra era uma reunião de cerca de 20 textos escritos por essa mulher negra, mãe solteira, pouco instruída e moradora da favela do Canindé, em São Paulo. A obra foi um sucesso de vendas e de público, pois lançou um olhar original da favela e sobre a favela. Traduzido para treze idiomas, Carolina ganhou o mundo e foi comentada por grandes nomes da literatura brasileira como Manuel Bandeira, Raquel de Queiroz e mais recentemente pela gloriosa romancista, contista e poeta Conceição Evaristo! E é Conceição a convidada do Viva Maria nesta edição. Acompanhe no player abaixo:
Para além do quarto, já no próximo domingo (22), às 8 horas da noite, a TV Brasil também estará prestando uma homenagem à Carolina de Jesus, no Programa Caminhos da Reportagem. Não perca!