Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história e o legado de Carolina Maria de Jesus

Considerada uma das mais importantes escritoras do país, Carolina ficou conhecida em 1960, já no lançamento de seu primeiro livro

Viva Maria

No AR em 17/11/2020 - 16:32

É Semana da Consciência Negra no Viva Maria! E nesta edição a apresentadora Mara Régia traz a tona a história e o legado da escritora Carolina Maria de Jesus, que acabou de ser reconhecida com o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ, graças a iniciativa do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da instituição.

Carolina Maria de Jesus era uma ilustre desconhecida até o lançamento de seu primeiro livro: "Quarto de despejo: diário de uma favelada", publicado em agosto de 1960. A obra era uma reunião de cerca de 20 textos escritos por essa mulher negra, mãe solteira, pouco instruída e moradora da favela do Canindé, em São Paulo. A obra foi um sucesso de vendas e de público, pois lançou um olhar original da favela e sobre a favela. Traduzido para treze idiomas, Carolina ganhou o mundo e foi comentada por grandes nomes da literatura brasileira como Manuel Bandeira, Raquel de Queiroz e mais recentemente pela gloriosa romancista, contista e poeta Conceição Evaristo!  E é Conceição a convidada do Viva Maria nesta edição. Acompanhe no player abaixo:

Para além do quarto, já no próximo domingo (22), às 8 horas da noite, a TV Brasil também estará prestando uma homenagem à Carolina de Jesus, no Programa Caminhos da Reportagem. Não perca!

 

Criado em 17/11/2020 - 17:31 e atualizado em 17/11/2020 - 17:28 - Episódio CAROLINA DE JESUS

Mais do programa