Num esforço de reconstrução da história do Viva Maria ao longo das últimas quatro décadas, há duas semanas foi lançado o projeto Viva Maria Ano 40! A ideia é chamar as Marias que acompanham a trajetória do programa a partir da memória afetiva de cada uma!
Para isso foi criado o grupo das Super Marias no WhatsApp. A ideia é coletar, até 14 de setembro, depoimentos, fotos e vídeos para a produção de uma série de podcasts! O grupo reúne mulheres que desde os anos 80 escreveram com força, raça e fé, a história do Viva Maria!
Engana-se, porém, quem acha que o grupo é só para mulheres! O poeta Nicolas Behr, também conhecido como o homem da moringa, foi um dos primeiros a entrar no grupo! Assim como o amigo Antônio Lopes, que retransmite o programa lá em Goiânia, também. São muitos os amigos apaixonados por rádio que ao lado das Super Marias reforçam a força feminina!
Um deles em especial fez do programa seu trabalho de conclusão do curso em jornalismo, com a monografia Viva Maria: o rádio a serviço da igualdade de gênero!. É o jornalista e pesquisador Cláudio Paixão, que atualmente colabora com o quadro Saudade Nacional, do programa Tarde Nacional - Amazônia, da Rádio Nacional da Amazônia.
Em 2019, Cláudio se tornou mestre com o trabalho Radionovelas: o cotidiano da população amazônica nas produções da Rádio Nacional da Amazônia (1977 a 2019) e é ele quem participa desta edição do programa.
Acompanhe o bate-papo no player acima.
Cláudio relembrou a antiga vinheta e participações do programa.