Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Rádio, uma foto datada de 1937 com crianças ouvindo aulas pelo rádio, devido à pandemia de poliomielite, chamou a atenção.
E quem diria que 84 anos depois, a história iria se repetir diante de uma pandemia que obriga as escolas a se reinventarem para dar início a um ano letivo que desafia pais e professores frente a inúmeras dificuldades, principalmente as logísticas, já que acessibilidade em nosso país ainda não é direito de todos!
A realidade de muitos alunos, principalmente nos limites da nossa Amazônia, ainda é muito cruel! Quase sempre esses estudantes têm que vencer longas distâncias para chegar à escola! Mesmo em tempos de internet é bom lembrar que 40% da população não tem acesso a essa ferramenta, que é fundamental em nossos dias!
Por essa e tantas outras razões, alguns professores encontraram no rádio a melhor forma de chegar aos estudantes. E desde o ano passado a Rádio Timbira e as emissoras repetidoras do interior do estado do Maranhão estão transmitindo o Projeto Rádio Aula, onde professores e alunos se encontram em horários pré-determinados. E essa rádio experiência está sendo muito bem sucedida! O professor de geografia Saulo Formiga, do ensino médio da rede estadual do Maranhão, fala sobre o assunto.