Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manaus comemora Dia dos Povos Indígenas com inauguração da Aldeia da Memória Indígena

Viva Maria traz detalhes sobre a inauguração que acontece, a partir das 17 horas, deste 19 de abril

Viva Maria

No AR em 19/04/2021 - 17:00

Neste 19 de abril, às vésperas do Dia da Terra (22), quando comemoramos também o Dia do Descobrimento do Brasil, importante lembrar que a covid-19 atingiu com força implacável nossos parentes indígenas. Guardiões dessa nossa floresta! Já são mais de mil indígenas mortos em decorrência do coronavírus e, segundo dados de organizações independentes, mais de 50.468 casos em 163 povos. Sendo que as etnias Xavante, Kokama e Terena são as mais atingidas.

E diante desse quadro tão devastador resta-nos esperar que as autoridades mundiais, que já na próxima quinta-feira (22) estarão reunidas no evento global da Cúpula da Terra, se mobilizem em torno de acordos e negociações com o nosso país sobre essa e tantas outras questões que nos afligem no momento para além da urgência sanitária.

Enquanto isso, a Prefeitura de Manaus inaugura neste dia 19, a partir das 17 horas, a Aldeia da Memória Indígena de Manaus, na praça Dom Pedro II, no centro da cidade. O memorial celebra a presença e importância dos povos para a formação cultural e social da capital amazonense e, ao mesmo tempo, atende a uma antiga reivindicação das povos indígenas, como afirma Tenório Telles, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Manaus e um dos convidados desta edição do Viva Maria.

Outra convidada desta edição é a liderança indígena Marcivana Saterê Mawé. Ela acredita que a construção da Aldeia da Memória Indígena é uma iniciativa que pode facilitar o processo de conscientização da população de Manaus, até então um tanto quanto indiferente, à história indígena.

Acompanhe o bate-papo no player acima.

Criado em 19/04/2021 - 16:29 e atualizado em 19/04/2021 - 16:28 - Episódio Manaus comemora Dia dos Povos Indígenas com inauguração da Aldeia da Memória Indígena

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa