28 de maio. O mundo comemora neste dia uma das datas mais importantes do calendário feminista, o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher! No Brasil comemoramos também o Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna.
Este 28 de maio é um convite à reflexão sobre as desigualdades de gênero e sociais em nosso país, intensificadas pela pandemia da covid-19. Dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19) apontam que o número de mortes de grávidas e puérperas – mães de recém-nascidos – por covid-19 aumentou 145,4% na média semanal de 2021, em relação à média semanal de 2020.
Nesse contexto as mulheres negras e pobres são as maiores vítimas porque estão mais expostas ao risco de contaminação e as vulnerabilidades sociais como desemprego, violência, falta de acesso aos serviços de saúde e aumento da pobreza.
Por tudo isso, é tempo de cobrarmos políticas públicas que tratem as diferenças com direitos iguais. E aqui no Viva Maria é hora de ouvir umas das maiores amigas deste programa, a ginecologista e fitoterapeuta Dra. Lívia Martins, que faz da saúde das mulheres uma prioridade.
Acompanhe o bate papo no player acima.